sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pesquisadores israelenses descobrem gene mutante que aumenta produção de tomates


Pesquisas feitas por cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel), em conjunto com colegas do Cold Spring Harbor Laboratory, de Nova York (EUA), revelaram que a combinação de um tipo de gene mutante do tomate com genes comuns aumenta significativamente a produção do fruto.

A descoberta foi feita durante pesquisas sobre a heterose, um princípio revolucionário de reprodução que permite o cruzamento de espécies geneticamente diferentes. O gene mutante atua em diferentes variedades de tomates e, sobretudo, em toda uma gama de condições ambientais.

As pesquisas mostraram que o cruzamento com esse gene mutante aumenta a colheita em até 60%, além de melhorar o sabor do fruto. “A descoberta tem um enorme potencial para transformar tanto a bilionária indústria de tomates quanto as práticas agrícolas para aumentar a produtividade de outras culturas”, diz o dr. Zach Lippman, um dos autores do estudo.


Um comentário:

  1. Fiquei surpreso mesmo com o tamanho desses tomates. O pessoal do laboratório já deve estar imaginando que trabalhos utilizando marcadores podem ser desenvolvidos em cima desse gene mutante. Imaginem plantações inteiras dando frutos desse tamanho. Bom para economia, em teoria preços mais baixos, todo mundo fica feliz. Ponto positivo para biotecnologia.

    ResponderExcluir