sábado, 26 de maio de 2012

Arroz transgênico utilizado para nutrição e biocombustíveis

Uma equipe internacional de cientistas de Taiwan (National Chiayi University) e dos Estados Unidos (Pacific Northwest National Laboratory e Washington State University) relatam o desenvolvimento de plantas transgênicas de arroz que pode expressar altos níveis de enzimas celulolíticas em sua biomassa, sem prejudicar a planta no crescimento e desenvolvimento.

As enzimas celulolíticas (ou celulases) são comumente usados para converter moléculas de celulose na biomassa de plantas pré-tratadas em açúcares fermentáveis, que pode ser processado para produzir biocombustível etanol. "A enzima hidrolítica de celulose, β-1, 4-endoglucanase gene (E1), a partir da bactéria termófila cellulolyticus Acidothermus, foi superexpresso em arroz através daAgrobacterium em transformação mediada ".

Os pesquisadores foram capazes de obter 52 plantas transgênicas de seis linhas independentes que expressam as enzimas em níveis elevados, sem graves efeitos negativos sobre o desenvolvimento da planta. Algumas plantas transgênicas tem "uma estatura mais baixa e floresceu mais cedo do que o tipo selvagem". 
A enzima também foi demonstrado ser termoestável, com especificidade para o substrato alto para a celulose, e pode ser facilmente purificado por tratamento térmico simples. Quando a palha de arroz transgénico foi cultivado com o fluido gástrico de vaca durante uma hora a 39 ° C (e mais uma hora a 81 ° C), foi hidrolisado mais facilmente em comparação com a palha de arroz do tipo selvagem, produzindo 43% mais açúcares.

Os resultados do estudo sugerem que a planta do arroz transgênico pode ser utilizado como um "planta multi-funcional", onde os grãos podem servir de alimento, e da biomassa pode ser usado como uma matéria-prima para bioenergia eficaz, ou como uma fonte industrial de celulases.


Nenhum comentário:

Postar um comentário