terça-feira, 22 de maio de 2012

Seed Chipper prevê características das plantas antes de serem cultivadas

Novos desafios exigem o desenvolvimento de novas tecnologias. Diante da necessidade do aumento da capacidade e da rastreabilidade de análise genética de sementes de soja antes do plantio, o time de Melhoramento Genético de Soja da Monsanto do Brasil Ltda. comemora a chegada da Seed Chipper de Soja, amostrador não-destrutivo de tecido de semente, projetado e construído nos centros de pesquisa dos Estados Unidos e que está permitindo uma verdadeira revolução tecnológica na vida dos melhoristas.
A tecnologia da Seed Chipper de Soja permite aos melhoristas prever quais características as plantas terão antes mesmo de serem plantadas. Assim, eles podem realizar testes mais eficientes em campo a cada ano, contribuindo para a obtenção de sementes melhores em menos tempo. A máquina retira uma pequena porção da semente sem comprometer seu poder germinativo e, por meio dela, é que são feitas as análises genéticas. Com os resultados, o melhorista realiza uma seleção e leva a campo apenas as sementes que carregam os genes de interesse. As sementes que não apresentam genética competitiva são descartadas no processo. “Essa é uma verdadeira inovação da Monsanto, desenvolvida por nossos engenheiros. Foram mais de 10 pedidos de patentes apenas para esse equipamento”, afirma Seth Dobrin, líder dos laboratórios de Chipping e Genotipagem nos EUA e Brasil. A Monsanto já tem, hoje, Seed Chippers para milho, soja, trigo e algodão.

Segundo Claudiomir Abatti, líder de Melhoramento de Soja da Monsanto e um dos responsáveis pela implantação do equipamento no Brasil, a Seed Chipper de Soja está sendo chamada de ‘os óculos do melhorista’. “Essa máquina realiza uma verdadeira pré-seleção das características que interessam, impedindo que se gaste tempo investindo na pesquisa de uma planta para, depois de quatro ou cinco anos, descubrir que a variedade não é portadora dos genes de interesse.” A Seed Chipper de Soja permite analisar geneticamente milhares de sementes por dia, preservando sua viabilidade. Para Seth Dobrin, “o processo todo pode ser resumido na criação de um pacote personalizado da genética de elite, especialmente selecionado para o cultivo em determinada região”.
O equipamento foi apresentado recentemente nas feiras Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), e no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). “Os agricultores ficaram curiosos, principalmente sobre como a máquina corta a semente sem danificar o embrião”, conta Jennifer Lopes, pesquisadora da Monsanto. “A biologia da semente da soja ajuda, pois, por se tratar de uma semente oval, o hilo é mantido na lateral e o corte é realizado na parte longitudinal da semente”, diz Jennifer. “Além de ser um processo rápido e eficiente, os melhoristas reduzem custos e área de plantio.”
Para o gerente de Marketing de Soja da Monsanto, Marcelo Gatti, o protótipo da Seed Chipper de Soja está sendo muito útil para demonstrar aos visitantes dos estandes nas feiras agrícolas o funcionamento da máquina e o diferencial que traz no avanço de tecnologia e genética de plantas para soja. “Esse é mais um instrumento que demonstra o investimento da Monsanto em tecnologias inovadoras e que tem como objetivo trazer aos agricultores produtos de vanguarda. Conquistaremos maior rapidez e efetividade na avaliação e na introdução de novas tecnologias em soja no Brasil”, avalia Gatti. “Os primeiros produtos de melhoramento genético molecular só estão chegando agora ao mercado, pois a tecnologia é ainda muito nova. Dentro de alguns anos, cada produto será beneficiado de uma tecnologia de melhoramento molecular”, prevê Dobrin.

Monsanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário